Por que ter um seguro Residencial?
Cada vez mais estamos necessitando estar amparados para o caso de ocorrer um acidente nas nossas residências. Abaixo as maiores causas de incêndios registrados no Brasil.
1- Problemas nas instalações elétricas
Problema: Falta de manutenção na rede e envelhecimento da fiação. Principalmente prédios antigos, que não têm a fiação trocada, podem sofrer sobrecarga com a instalação de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de última geração, como computadores, ar-condicionados e chuveiros elétricos.
Prevenção: Realize uma vistoria na parte elétrica, a fim de detectar quaisquer falhas e troque os fios com muitos anos de uso. Também é fundamental não sobrecarregar equipamentos como benjamins e filtros de linha, que são propensos a sofrer curtos.
2- Falhas humanas
Problema: Esquecer velas acesas, deixar produtos inflamáveis ao alcance de crianças, acidentes na cozinha, cigarro aceso no lixo… Esses são apenas alguns descuidos do dia a dia que figuram entre as maiores causas de incêndios residenciais e comerciais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cozinha é o local da casa mais propenso a acidentes, que vão desde panelas esquecidas no fogo, até excesso de óleo quente em uma panela pequena.
Prevenção: Para evitar esse tipo de acidente, é fundamental estar atento enquanto cozinha. Também é preciso se preocupar em nunca descartar cigarros ou palitos de fósforo acessos. Velas devem ser mantidas em locais seguros, longe de cortinas e materiais inflamáveis. É fundamental também ter total cuidado para que qualquer material que possa vir a ser causador de incêndio fique longe do alcance das crianças.
3- Vazamentos de gás
Problema: Grandes incêndios em todo o Brasil são decorrentes de explosões causadas pelo vazamento de gás de cozinha, seja de botijão ou canalizado.
Prevenção: Em caso de gás de botijão (GLP), sempre fazer verificação a cada troca, fazer a verificação regular da mangueira e demais equipamentos e manter o botijão o mais longe possível, de preferência do lado de fora da cozinha; em caso de gás canalizado, realizar a verificação periódica na tubulação, mantê-la sempre fechada em caso de a casa ficar vazia e, principalmente, nunca realizar instalações de maneira autônoma, mas sempre feita por um profissional.
4- Combustão de materiais inflamáveis
Problema: Essa é uma das maiores causas de incêndios, principalmente, em estabelecimentos comerciais e é decorrente, na maioria das vezes, do mal armazenamento de substâncias inflamáveis. Os resíduos de algodão, feno, carvão, panos e estopas impregnados de óleo vegetal, pólvora e certos produtos químicos estão sujeitos a inflamar-se sem o contato de uma fonte externa de calor.
Prevenção: É preciso obedecer às normas de estocagem e exercer constantemente a fiscalização e controle. Os líquidos inflamáveis devem ser mantidos em vasilhames muito bem fechados e longe de qualquer fonte de calor, porque os vapores desprendidos podem se espalhar por uma grande área até atingir uma fonte de ignição, causando explosões e incêndios.
5- Demora na extinção dos pequenos focos
Problema: A demora em identificar e extinguir os pequenos focos. Ao menos sinal de fumaça, o ideal é, em casos mais simples, apagar as chamas e, caso envolva gás e rede elétrica, entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros. A água pode não ser a melhor maneira de apagar o foco e, por isso, os profissionais saberão como fazer isso sem colocar ninguém em risco.
Prevenção: Uma maneira de prevenir incêndios e manter sua casa ou estabelecimento comercial seguros é instalando um alarme de incêndio. Como possui acionamento preventivo, o alarme dispara imediatamente ao menor sinal de fumaça, fazendo com que o foco do incêndio seja apagado antes que o fogo se alastre.
Fonte: Ser-Tel.com.br